A gastrite consiste na inflamação da mucosa gástrica. Pode ser desencadeada por medicamentos, ingestão de bebidas alcoólicas, fumo e situações de estresse. A úlcera é caracterizada por perda de tecido nas áreas do tubo digestório que entram em contato com a secreção ácida do estômago decorrente do desequilíbrio entre fatores que agridem a mucosa e que a protegem. Ela pode durar por pouco tempo, na chamada gastrite aguda, ou pode durar meses e até mesmo anos (gastrite crônica).
- Gastrite aguda
Gastrites agudas são de aparecimento súbito e geralmente associadas a um agente causador como medicamentos, infecções e estresse físico ou psíquico podem causar o problema.
Alimentos contaminados com bactérias ou virus também podem ocasionar a gastrite.
- Gastrite crônica
Gastrite com um quaro de sintomas prolongados. Sabe-se que a bactéria H. pylori sobrevive em ambientes ácidos, e portanto se adapta ao ácido estomacal, portanto determinando uma gastrite crônica. No entanto, o Helicobacter pylori leva à destruição da barreira protetora que reveste a mucosa do estomago , permitindo que o suco gástrico agrida esta mucosa.
Como a infecção pela bactérica é crônica, a inflamação também segue este padrão.
- Gastrite crônica atrófica
Ocorre quando os anticorpos atacam o revestimento do estômago, provocando a diminuição ou extinção das enzimas gástricas.
A gastrite atrófica prejudica a absorção de vitamina B12 e pode levar ao quadro conhecido como anemia perniciosa .
Causas:
A gastrite possui diversas causam que incluem o abuso do álcool, ingestão de antiinflamatórios por longa data, estresse e nervosismo, causas estas que promovem o enfraquecimento da mucosa estomacal, permitindo que o suco digestivos produzidos pelo estômago causem danos ao tecido que reveste o órgão.
A gastrite pode ser promovida pela bactéria Helicobacter pylori, que vive no revestimento do estômago e que, se não for tratada, pode levar ao surgimento de úlceras e até mesmo ao câncer de estômago. Outras bactérias e vírus também podem causar infecções que levam à gastrite.
Alguns fatores que relacionam-se ao desenvolvimento de gastrite:
- Analgésicos
- Idade avançada
- Alcoolismo
- Estresse emocional
- Doenças autoimunes
Sintomas
- Dor de estômago ou desconforto abdominal, logo após a refeição ou quando fica muito tempo sem comer nada;
- Abdômen inchado, principalmente após as refeições;
- Náusea e vômitos;
- Indigestão;
- Mal estar;
- Queimação no estômago;
- Gases
Apesar destes sintomas estarem presentes em quase todos os paciente diagnosticados com gastrite, é possível o diagnóstico da doença mesmo na ausência destes. O refluxo gastroesofágico pode desenvolver-se, provocando retorno do conteúdo estomacal pelo esôfago, e até a boca algumas vezes.
Para amenizar e tratar a gastrite, assim como refluxo, a alimentação correta é fundamental.