Descartar as sementes de abóbora, jamais !

Você joga isso fora?
A abóbora moranga (Cucurbita máxima), é bastante consumida na culinária brasileira. Dela são feitos pratos doces e salgados, sendo comum que as pessoas aproveitem a polpa, e as sementes sejam descartadas no lixo. Por que descartar estas sementinhas, se os benefícios pra saúde são tantos? Vamos ver o que um dos últimos estudos publicados este ano, no Journal of Food Biochemistry (Palanisamy Vasudhevan et al), nos diz a respeito.


As sementes da Curcubita são ricas em nutrientes e ácidos fenólicos, como a vitamina E, cobre, magnésio, manganês, fósforo, e com fortes propriedades antioxidantes (b-caroteno, xantinas).
A comprovação da capacidade antioxidante das sementes no organismo humano, se deu pelo aumento de enzimas redutoras do estresse oxidativo, como a superóxido-dismutase (SOD) e glutationa-peroxidase (GSH-Px), enquanto houve o declínio de marcadores oxidativos como o malondialdeído (MDA).
A suplementação com óleo de sementes de abóbora, pode recuperar a integridade do DNA celular, pelo aumento da glutationa, reduzindo marcadores inflamatórios, como triglicérides, proteína C reativa, TNF-alfa, e IL-6.
Portanto, é possível considerar que o consumo frequente de sementes de abóbora, reduz pressão arterial, previne doenças cardiovasculares, possui ação na redução da glicemia pós prandial. Possui fatores anti-carcinogênicos, especialmente contra câncer de vesícula, hepatocelular, pâncreas, mama, leucemia.
Alguns alcalóides encontrados nas sementes de abóbora, como a berberina e palmitina, são considerados anti-microbianos, auxiliando na disbiose intestinal.
Estas sementes da foto, foram torradas, retiradas da casca (já que o conteúdo fibroso é muito grande). Depois retira-se apenas a pepita do interior da semente, onde a concentração dos nutrientes é maior. O processo pode ser feito em casa, no entanto por ser trabalhoso, as sementes podem ser adquiridas em casas de produtos naturais, já descascadas.
Como tudo na alimentação, é importante haver equilíbrio. Nem mesmo um alimento tão rico, deve ser consumido em excesso. Sementes também possuem fitatos, que podem atrapalhar a absorção de minerais.
Com todos estes benefícios, eu não descarto as minhas sementes de abóbora, que chegam de graça, quando preparo meu doce diet de abóbora com coco.

Deixe uma resposta