Você joga isso fora?
A abóbora moranga (Cucurbita máxima), é bastante consumida na culinária brasileira. Dela são feitos pratos doces e salgados, sendo comum que as pessoas aproveitem a polpa, e as sementes sejam descartadas no lixo. Por que descartar estas sementinhas, se os benefícios pra saúde são tantos? Vamos ver o que um dos últimos estudos publicados este ano, no Journal of Food Biochemistry (Palanisamy Vasudhevan et al), nos diz a respeito.

As sementes da Curcubita são ricas em nutrientes e ácidos fenólicos, como a vitamina E, cobre, magnésio, manganês, fósforo, e com fortes propriedades antioxidantes (b-caroteno, xantinas).
A comprovação da capacidade antioxidante das sementes no organismo humano, se deu pelo aumento de enzimas redutoras do estresse oxidativo, como a superóxido-dismutase (SOD) e glutationa-peroxidase (GSH-Px), enquanto houve o declínio de marcadores oxidativos como o malondialdeído (MDA).
A suplementação com óleo de sementes de abóbora, pode recuperar a integridade do DNA celular, pelo aumento da glutationa, reduzindo marcadores inflamatórios, como triglicérides, proteína C reativa, TNF-alfa, e IL-6.
Portanto, é possível considerar que o consumo frequente de sementes de abóbora, reduz pressão arterial, previne doenças cardiovasculares, possui ação na redução da glicemia pós prandial. Possui fatores anti-carcinogênicos, especialmente contra câncer de vesícula, hepatocelular, pâncreas, mama, leucemia.
Alguns alcalóides encontrados nas sementes de abóbora, como a berberina e palmitina, são considerados anti-microbianos, auxiliando na disbiose intestinal.
Estas sementes da foto, foram torradas, retiradas da casca (já que o conteúdo fibroso é muito grande). Depois retira-se apenas a pepita do interior da semente, onde a concentração dos nutrientes é maior. O processo pode ser feito em casa, no entanto por ser trabalhoso, as sementes podem ser adquiridas em casas de produtos naturais, já descascadas.
Como tudo na alimentação, é importante haver equilíbrio. Nem mesmo um alimento tão rico, deve ser consumido em excesso. Sementes também possuem fitatos, que podem atrapalhar a absorção de minerais.
Com todos estes benefícios, eu não descarto as minhas sementes de abóbora, que chegam de graça, quando preparo meu doce diet de abóbora com coco.